Sempre ouvimos dizer que a luz é essencial na fotografia. Mas, quais são, de fato, as razões para isso? Podemos destacar três condições vitais: a sua dimensão técnica, estética e simbólica. A luz é tecnicamente responsável pela existência da fotografia (foto é luz), esteticamente, para a sua beleza plástica e, simbolicamente, para sua a produção de sentidos. Dominá-la, portanto, é o primeiro passo para a produção de boas imagens e para concepção de projetos visuais.
O Curso de Iluminação Fotográfica: práticas e processos criativos propõe um olhar cuidadoso para a interpretação da luz, para o entendimento da sua natureza, seus usos e suas qualidades. O objetivo do curso é estimular o processo criativo, capacitando o aluno para a criação de uma iluminação própria, por meio de discussões teóricas e muitos exercícios práticos.
O curso vai proporcionar o entendimento dos padrões de iluminação produzidos pela fotografia clássica e, posteriormente, transbordar este limite para a proposição de novas formas de iluminar. Como “foto” é luz, o conteúdo técnico deste curso é a manipulação da luz.
O conteúdo vai passear pelo entendimento das qualidades das fontes luminosas e das dificuldades enfrentadas, principalmente, para a iluminação de retratos e ensaio com pessoas.
Formato das aulas
As aulas serão práticas e teóricas nas noites de terça e quinta (18h30 – 21h30) e nas tardes de sábado (15 – 19h)
Dias do curso
Aula 1: terça – 24/09
Aula 2: quinta – 26/09
Aula 3: sábado – 28/09
Aula 4: terça – 01/10
Aula 5: quinta – 03/10
Aula 6: sábado – 5/10
Carga horária: 20h
Inscrições
De 01 de setembro a 23 de setembro pelo link: https://forms.gle/
Investimento
O investimento para a realização do curso é de 450 reais. As aulas acontecerão na Faculdade de Comunicação da UFBA e os participantes têm direito a certificado.
Número de vagas
10 vagas
Pré-requisito
Possuir câmera DSLR (câmera com lentes cambiáveis e controle manual de ISO, diafragma e tempo de exposição) e Flash.
Conteúdos
1. Fotografia básica – a retomada:
– Surgimento da fotografia; caixa Preta; funcionamento da câmera; modos de fotografar; aspectos técnicos;
2. Luz – entendendo sua natureza: variáveis de iluminação
– Fontes luminosas; direcionamento; difusão; qualidade luminosa; temperatura de cor;
3. Luz – manipulando:
– Luz artificial; flash e luz contínua; modos de flash; velocidade da luz; gelatinas; difusão; equipamentos de manipulação da luz; estúdio
4. Prática
– Esquemas de iluminação em estúdio.
– Esquemas de iluminação para ambientes externos.
– Produção de light painting.
Informações: (71) 3283-6185