As composições formadas pela associação do preto com o branco oferecem uma plenitude harmônica que nos remete ao encontro dos opostos, dos extremos – todas as cores e a ausência de cor. O preto se define pelo branco e o branco se afirma pelo preto. A identidade de cada cor fica marcada pela presença do seu oposto – assim como ocorre nas relações humanas. A escolha da personagem feminina ilustra o dualismo pretendido – suavidade e determinação, razão e sensibilidade, força e leveza. Neste ensaio, é possível notar que as formas e texturas na fotografia são ainda mais realçadas com a disposição de cores em contraste.

“InContraste” não procura dar um tom dramático à cena – o que comumente é feito nos ensaios em preto e branco. A idéia é explorar as possibilidades de composição utilizando contraste e temas elegantes. O ensaio propositalmente deixa de lado a intensa exploração de perspectivas e, vez ou outra, trabalha com planos desfocados – o que inquestionavelmente marca com mais propriedade a profundidade de campo.

Carina Rabelo

2005.2