Todos nós assistimos a filmes, lemos livros, escutamos música. Cada um, com seu background particular, interpreta as obras de arte da maneira que lhes é possível. A pergunta que intriga é: o filme ao qual eu assisto, o livro que eu leio e a música que eu escuto são exatamente os mesmos que você assiste, lê e escuta?
Invariavelmente, todos nós captamos e registramos através de pequenos signos o que as obras de arte são no geral. Pode ser um movimento, uma frase, uma peça de roupa, uma arma, um sapato, um objeto qualquer; um signo. Tudo isso só fará sentido se compreendermos de imediato a o quê tal signo se refere. Se a lembrança nos remeter a algo anteriormente conhecido. Se o signo representar com sucesso a
obra como um todo.
Nessas fotos, identificamos em impressões particulares os signos marcantes acerca de obras cinematográficas escolhidas a dedo pela dupla de fotógrafos. Mantendo respeitosamente o paralelo com a obra original, nossas lentes registraram numa imagem congelada o que esperamos que reflita em todos a sugestão direta da imagem em movimento do filme retratado.
Fabiane Oiticica
Rodrigo Lessa
2006.2