A tropicalidade da cidade de Salvador, ajudada pela beleza das praias e do mar parece ser um aspecto decisivo para a escolha de muitas pessoas por praticar esportes aquáticos de praia. Dentre eles, os que mais se destacam e lotam as areias e as ondas em torno de todo o litoral soteropolitano são o já tradicional surfe e o kitesurf, mania mais nova dos apaixonados pelo mar.

Não é só a quantidade de pessoas praticantes desses esportes que chama a atenção. É difícil não atentar ao fato de que, para muitos deles, esses esportes tornaram-se um estilo de vida, tendo penetrado na forma de se portar, no jeito de se vestir, no vocabulário e até mesmo nas preferências musicais.

Durante nosso trabalho, tentamos adentrar um pouquinho esse universo dos kitesurfistas e surfistas de plantão. Observamos e registramos a graça e a beleza que há tanto nos esportes, quanto no estado de espírito que se transfere às pessoas que, uma vez iniciadas na arte de navegar nas ondas, ou de voar sobre elas, não conseguem mais parar


Lorena Caliman

Lorena Caliman

Luana Cunha

Luana Cunha

2007.2