O casal entra no salão e o tempo pára. Os espectadores ficam hipnotizados. Eles agora estão presos por conta da sucessão de ganchos e correntes executados pelos dançarinos. O vestido e sua dona parecem flutuar no ambiente. Sedução. A estética do tango faz a chuva passar e chama o sol para contemplá-lo.

A emoção e o prazer da dança estão presentes nos movimentos congelados pela câmera. O salão, por sua vez, acolhe os dançarinos. Para cada movimento uma surpresa. Pernas, charme, sensualidade, força, glamour. O encontro de corpos e sentidos se une por um desejo comum, simplesmente El Tango.

No fim do século XIX, da mistura de ritmos musicais europeus e africanos em Buenos Aires, ele nasceu. Mesmo depois de mais de cem anos, o tango ainda é considerado um dos mais importantes e belos estilos entre as danças de salão. Mas, antes de passar a ser ensinado nas escolas de dança em todo o mundo, o tango já foi uma dança praticada apenas por moradores do subúrbio portenho. Até migrar para Paris, se popularizar e virar um representante da cultura argentina.

Dançarinos: Daniel Marinho da Costa Fraga e Mariana Lima Santos

Adalton dos Anjos

Valéria Santos

2008.1