A vela traz uma referência comum a muitos de nós: um objeto que tem utilidade de iluminar ambientes. Porém, percebe-se que esse termo pode representar outros objetos e assumir outras funções. Através dessa exposição busca-se elucidar essas diferentes formas de ler o verbete “vela”.
Um dos significados desse nome refere-se ao pano que guia, através da força do vento, embarcações marítimas. Ao mesmo tempo, essa nomenclatura faz alusão aos anos de vida de uma pessoa. Percebe-se, assim, que a significação do termo varia entre utilidades concretas e abstratas.
Outro exemplo que traz significado ambíguo são as velas utilizadas em momentos de religiosidade, sejam estes de preces ou de oferendas e o uso do termo na expressão “nem choro nem vela”. Enquanto um assume o caráter de seriedade e introspecção, o outro apresenta um clima de leveza e brincadeira. E ainda buscando afirmar essa duplicidade da vela, as ceras equivalem a restos mortais. O fim da vela é seu derretimento; o fim do ser animado é a morte.
Carlene Santos
Renato Almeida
2008.2