Amor, este sentimento forte, sublime, puro que une e se manifesta de muitas formas. O amor une pessoas, animais e também pessoas a animais. Este sentimento pode estar expresso em um sorriso, no olhar ou no gesto. Os gestos constituem a forma mais explicita de demonstrar os sentimentos. Um gesto específico, o cuidado, demonstra a importância de um ser para outro. ‘Quando a gente gosta é claro que a gente cuida’, já dizia Caetano Veloso, salientando a importância desse gesto para demonstração de sentimento.

Os donos amam seus animais e por isso cuidam deles e de sua saúde. Para manutenção do bom estado destes, que são considerados membros da família, as visitas ao Hospital Veterinário devem ser constantes. Os animais necessitam de atenção especial. Nessas visitas podem-se perceber as particularidades das relações entre o homem e o animal, e a capacidade que estes bichinhos têm em atrair para si a atenção e a simpatia dos seus enfermeiros.

Estes cachorros são considerados como entes queridos e como tal recebem muito carinho e atenção. São danadinhos e brincalhões, agitados como eles só, alguns quase não deixaram que tirássemos as fotos, mas no final deu tudo certo.
Os retratos expostos neste ensaio mostram a relação sincera dos donos com seus animais, o sorriso, o olhar carinhoso são traços que encantam.

MirianeO-3

Luana Velloso

luanav_29062011_02

Miriane Oliveira