Santo Antônio Além do Carmo, bairro de Salvador próximo do Pelourinho, na geografia e nas características: paralelepípedos, casas antigas… Um lugar que conta e reconta a sua história através do ambiente preservado. Andando pelo bairro, a sensação é de interior, ou de tempo parado. Nesse ambiente é onde vive Mãe Marta, rezadeira da terra de todos os santos. Na sua casa, a crença e a fé estão sempre presentes, através de imagens de santos, altares, velas, plantas. A fé não é palpável, mas se faz tão presente que chega a parecer ter cheiro, formato, cor e textura. O cheiro, a textura e o verde das plantas, o vermelho das flores, o calor das velas, as cores das vestimentas dos orixás…
Através do natural e principalmente da energia subjetiva do metafísico, a rezadeira realiza seu trabalho na pessoa, tirando mau-olhado, “encosto” e outros problemas espirituais e físicos. A reza tem o poder de abençoar o outro na medida em que tira as energias negativas daquele corpo/alma.
Hoje, as rezadeiras já não são tão presentes como no tempo de nossas avós, mas nem por isso as suas práticas foram esquecidas. É pela fé de ambas as partes, de quem reza e de quem é rezado, que o poder da cura através do dom ainda perdura. Sem fé, nada funciona.
Clara Toniolo e William Brandão