Labfoto abre inscrições para processo seletivo 2015.2

O Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Labfoto-Facom/UFBA) torna público que as inscrições para o Programa de Monitoria em Fotografia estarão abertas de 11 a 18 de janeiro de 2016.

O Programa de Monitoria do Labfoto tem duração de dois anos e está estruturado em três bases: formação, produção e pesquisa em fotografia. Como atividades de produção fotográfica serão realizadas coberturas de pautas jornalísticas de veículos da Facom (Jornal da Facom, Revista Fraude e Impressão Digital 126), coberturas de espetáculos (neste ano temos como parceiros o Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e Teatro Martim Gonçalves), coberturas de pautas institucionais de eventos da própria universidade, além de projetos autorais.

Para a formação serão oferecidos cursos para o desenvolvimento das habilidades técnicas e de linguagem fotográfica. São eles:

–       Fotojornalismo;

–       Iluminação criativa (flash dedicado);

–       Fotografia de espetáculos;

–       Edição, catalogação e tratamento de imagens;

–       Estúdio;

–       Fotografia documental.

Para a pesquisa, o monitor irá participar do GRIP –  Grupo de Pesquisa em Fotografia Contemporânea.

As inscrições

As inscrições estarão abertas de 11 a 18 de janeiro de 2016. Para participar é necessário ser aluno de graduação da UFBA e ter conhecimentos básicos em fotografia. Para se inscrever clique aqui

As inscrições serão realizadas pelo site do Labfoto. O candidato deve preencher a ficha de inscrição on line. Nesta ficha deve ser indicado o link para o seu portfólio virtual (flickr, site, facebook, tumblr ou outra plataforma).

Dos pré-requisitos

O candidato a Monitor Voluntário deve ter obrigatoriamente disponibilidade de, pelo menos, 8 horas semanais para as atividades do Programa, incluindo reuniões, desenvolvimento de projetos fotográficos, cobertura de pautas e participação no Grupo de Pesquisa. As horas dedicadas às atividades do Labfoto podem ser convertidas em créditos de extensão. O Programa de Monitoria não prevê remuneração.

Da seleção

A seleção será realizada tendo em vista o preenchimento de 05 (cinco) vagas, sendo a incorporação dos estudantes selecionados iniciada a partir da divulgação do resultado deste processo seletivo.

Na primeira fase, eliminatória, a Comissão de Seleção fará a avaliação das inscrições, analisando:

–       Portifólio;

–       Ficha de inscrição dos candidatos.

A divulgação desta etapa será no dia 19 de janeiro.

A segunda fase ocorrerá no dia 20 de janeiro, quando a Comissão fará entrevistas com os candidatos selecionados na primeira fase.

Da divulgação dos resultados

O resultado do processo seletivo será divulgado por meio do site e pelo facebook do Labfoto no dia 21 de janeiro.