Filmando com Câmera DSLR © 2014

O curso tem o objetivo de apresentar os princípios básicos do trabalho de captação de imagens em movimento utilizando-se de câmeras fotográficas digitais. Serão abordados os seguintes assuntos: escolha e conhecimento das cameras DSLR, principais configurações, revisão dos princípios básicos da imagem fotográfica aplicados ao audiovisual, acessórios e equipamentos e introdução às teorias da imagem. Além das aulas expositivas, os alunos serão acompanhados em experimentos de filmagem onde colocarão em prática os conhecimentos adquiridos.

Paulo Alcântara é cineasta, professor e trabalha na realização audiovisual há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Social pela UCSAL, especializou-se em direção de fotografia pela Septima Ars Escuela de Cine (Madri/Espanha), em Cybercultura, pela École Superieure de Beaux-arts de Gèneve (Genebra/Suiça) e atualmente é mestrando em Cultura e Sociedade, onde pesquisa sobre o cinema interativo. Trabalhou em centenas de produções, tendo passado por todos os departamentos das equipes de filmagem até se estabelecer como diretor e diretor de fotografia. Seu filme “Estranhos” foi o primeiro longa metragem captado em digital na Bahia. Como diretor de fotografia atualmente é o responsável pela fotografia do programa “Jazz na Madrugada” exibido na TVE, onde utiliza 5 cameras HDSLR para a captação das imagens.

Informações sobre o curso

20 horas de aulas expositivas e práticas

Período:
08/11, 15/11, 22/11, 29/11 e 06/12

Sábados: 8-12h

Faculdade de Comunicação UFBA (Campus Ondina)

Módulo
Mínimo de 25 e máximo de 30 alunos por turma (o curso será adiado caso o número mínimo de inscritos não seja alcançado durante o período das inscrições).

Pré-requisito
O aluno deve dispor de câmera fotográfica com recurso de filmagem.